Pluralismo, justiça e legitimidade dos novos direitos

Autores

  • Antonio Carlos Wolkmer UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

No espaço do Pluralismo Jurídico democrático e participativo, o autor propõe repensar as formas de legitimidade embasadas no surgimento de novos sujeitos sociais e nas suas lutas objetivando a satisfação justa das necesidades humanas. Tendo presente tal compreensão, projeta-se um novo significante de “justiça” e de “novos direitos” enquanto expressão mais autêntica da resistência, emancipação e vida social com dignidade.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Wolkmer, UFSC

"Formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1977), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Professor titular nos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisador do CNPq. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC. Professor convidado em diversas universidades do exterior: Espanha, México, Perú, Colômbia, Argentina e Porto Rico. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia jurídica, pluralismo jurídico, historia do direito, filosofia do direito e direitos humanos.
"

Downloads

Publicado

2007-01-01

Como Citar

WOLKMER, Antonio Carlos. Pluralismo, justiça e legitimidade dos novos direitos. Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 28, n. 54, p. 95–106, 2007. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/15069. Acesso em: 12 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos