Pluralismo, justiça e legitimidade dos novos direitos

Autores/as

  • Antonio Carlos Wolkmer UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumen

No espaço do Pluralismo Jurídico democrático e participativo, o autor propõe repensar as formas de legitimidade embasadas no surgimento de novos sujeitos sociais e nas suas lutas objetivando a satisfação justa das necesidades humanas. Tendo presente tal compreensão, projeta-se um novo significante de “justiça” e de “novos direitos” enquanto expressão mais autêntica da resistência, emancipação e vida social com dignidade.

Biografía del autor/a

Antonio Carlos Wolkmer, UFSC

"Formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1977), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Professor titular nos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisador do CNPq. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC. Professor convidado em diversas universidades do exterior: Espanha, México, Perú, Colômbia, Argentina e Porto Rico. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia jurídica, pluralismo jurídico, historia do direito, filosofia do direito e direitos humanos.
"

Publicado

2007-01-01

Cómo citar

WOLKMER, Antonio Carlos. Pluralismo, justiça e legitimidade dos novos direitos. Revista Seqüência: Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 28, n. 54, p. 95–106, 2007. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/15069. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artigos