Policontexturalidade e direito ambiental reflexivo

Autores

  • Leonel Severo Rocha Unisinos
  • Delton Winter de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente trabalho apresenta uma descrição acerca das interfaces e acoplamentos havidos entre o Direito e a Política na Sociedade Contemporânea. Diante da noção de “Policontexturalidade”, como critério de investigação da fragmentação do sentido na pós-modernidade, tem-se a possibilidade de confecção de uma interessante análise do Pluralismo Jurídico Transnacional. Acompanhando as “irritações” emanadas dos riscos ambientais produzidos pelaSociedade atual, está o “Estado Ambiental” que é um redirecionamento da função do Estado como organização política visando a abordagem de seus limites e invenções para a sua manutenção como Ator Social privilegiado. Nesta dinâmica, os novos Direitos são o campo temático onde a observação Policontextural e a operacionalidade organizacional do Estado estão redefinindo a complexidade do acoplamento entre o Direito e a Política do ponto de vista de um Direito Reflexivo.

Biografia do Autor

Leonel Severo Rocha, Unisinos

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (1979) Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e Doutorado pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (1989). Pós-doutorado em Sociologia do Direito pela Universita degli Studi di Lecce.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Como Citar

ROCHA, Leonel Severo; CARVALHO, Delton Winter de. Policontexturalidade e direito ambiental reflexivo. Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 27, n. 53, p. 9–28, 2006. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/15090. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos