Arbitragem e acesso à justiça

Autores

  • Ricardo Soares Stersi dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Arbitragem é uma forma de resolução de conflitos que está presente em grande parte dos sistemas jurídicos. Deve ser analisada na sua função de aplicar o direito e pacificar a sociedade, dentro de um contexto de acesso à justiça. Por meio da arbitragem, em razão de algumas das suas características, é possível promover a distribuição da justiça de forma mais rápida e efetiva, realizando plenamente algumas das expectativas da sociedade de acesso a uma ordem jurídica justa.

Biografia do Autor

Ricardo Soares Stersi dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre (1996) e Doutor (2004) em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor adjunto III da Universidade Federal de Santa Catarina em regime de dedicação exclusiva. Leciona no curso de graduação em Direito as disciplinas: negociação e mediação; teoria das relações internacionais; arbitragem. No curso de graduação em Relações Internacionais leciona a disciplina Teoria das relações internacionais I. No mestrado em Direito (área de relações internacionais) leciona as disciplinas: solução de controvérsias internacionais e teoria das relações internacionais. Coordenador do grupo de pesquisa: Relações Internacionais, Direito e Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Como Citar

SANTOS, Ricardo Soares Stersi dos. Arbitragem e acesso à justiça. Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 27, n. 53, p. 253–267, 2006. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/15104. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos