Reflexões sobre a pré-compreensão constitucional: a dignidade da pessoa humana como condição de possibilidade de sentido

Autores

  • Reinaldo Pereira e Silva UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Ao sistematizar conhecimentos dispersos, este ensaio sobre a dignidade como condição de possibilidade de sentido busca demonstrar que a pré-compreensão jurídica não prescinde do desenvolvimento de um articulado arsenal metodológico. Assim, a coordenação de pressupostos doutrinários e princípios metajurídicos relacionados aos direitos fundamentais é exigência não só primacial, mas medular à elaboração da compreensão jurídica da dignidade.

Biografia do Autor

Reinaldo Pereira e Silva, UFSC

É Doutor em Direito do Estado (2001) e Mestre em Instituições Político-jurídicas (1996) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professor Associado de Direito Constitucional na Universidade Federal de Santa Catarina, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos fundamentais, processo constitucional, direitos humanos e bioética.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

SILVA, Reinaldo Pereira e. Reflexões sobre a pré-compreensão constitucional: a dignidade da pessoa humana como condição de possibilidade de sentido. Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 26, n. 50, p. 189–224, 2005. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/15191. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos