Um Sentido para a Legitimidade do Direito: consciência, ação e interação

Autores

  • Samyra Naspolini Sanches UNINOVE e UNIMAR
  • Luciano Braz da Silva FAEF-FAIP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-7055.2016v37n73p113

Palavras-chave:

Consciência, Ação, Deliberação, Ética

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/2177-7055.2016v37n73p113

O presente artigo pretende fazer uma releitura dos pressupostos de validade do direito tomando como campo de pesquisa o mundo da vida interpretado como esfera em que suscitam os discursos, os diálogos interpelativos e, em última instância, a esfera do exercício democrático. Diante das questões fenomenológicas de conteúdo político e econômico, que de algum modo atingem os direitos fundamentais, a validade do direito assume relevância quando as discussões ligadas aos direitos fundamentais do homem, sua dignidade e reconhecimento e sua compreensão do Estado Democrático de Direito, são rediscutidas, considerando, sobretudo, situações paradoxais que apontam pessoas, grupos e etnias que se encontram esquecidas pela sociedade. Este esboço é suficiente para levantar uma típica questão das sociedades modernas: como estabilizar, na perspectiva própria dos atores, a validade de uma ordem social legítima do ponto de vista do direito diante do multiculturalismo nacional e global?

Biografia do Autor

Samyra Naspolini Sanches, UNINOVE e UNIMAR

Samyra Naspolini Sanches é doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora do mestrado em Direito da Universidade Nove de Julho e da Universidade de Marília.

Luciano Braz da Silva, FAEF-FAIP

Luciano Braz da Silva é professor de Direito Constitucional na Universidade do Oeste Paulista e de Direito Constitucional e Filosofia do Direito na Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral-Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, advogado, e mestre em Filosofia do Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília.

Downloads

Publicado

2016-08-21

Edição

Seção

Artigos