A reforma tributária como instrumento de efetivação da justiça distributiva: uma abordagem histórica

Autores

  • Carlos Henirque Machado Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis, SC, Brasil
  • Ubaldo Cesar Balthazar Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis, SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-7055.2017v38n77p221

Resumo

O artigo pretende realizar uma reflexão sobre a real necessidade de uma reforma tributária no Brasil e sua utilização como instrumento de realização de justiça distributiva. Para tanto, são analisadas as fontes doutrinárias que buscam compreender as razões e a história da tributação, noções fundamentais para que se possa mensurar os limites toleráveis que cada sociedade admite suportar a título de exação tributária. Num segundo momento, aborda-se o bem comum como legitimação de uma tributação justa, levando-se em consideração que a causalidade entre tributação e o bem comum, numa perspectiva aristotélica, sempre foi uma constante histórica, evoluindo tão somente a própria concepção de bem comum a justificar a tributação e os métodos de imposição e de arrecadação fiscal. A formação do sistema tributário brasileiro dos tempos do Brasil Colônia, perpassando pelo período imperial e pelas constituições republicanas, também é objeto de atenção e de entraves que sofre o modelo atual do sistema tributário nacional. Tal estudo é necessário para buscar, por meio de uma reforma tributária, as alternativas para a melhor efetivação dos direitos fundamentais.

Biografia do Autor

Carlos Henirque Machado, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis, SC, Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC. Mestre em Direito pela UFSC. Advogado e professor.

Ubaldo Cesar Balthazar, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis, SC, Brasil

Doutor em Direito pela Universidade Livre de Bruxelas. Mestre em Direito pela UFSC. Professor dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFSC.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

MACHADO, Carlos Henirque; BALTHAZAR, Ubaldo Cesar. A reforma tributária como instrumento de efetivação da justiça distributiva: uma abordagem histórica. Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 38, n. 77, p. 221–252, 2017. DOI: 10.5007/2177-7055.2017v38n77p221. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/2177-7055.2017v38n77p221. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos