Os Desafios do Acesso à Informação e o Controle Social no Estado Pós-Democrático: normalidade ou exceção?
DOI:
https://doi.org/10.5007/2177-7055.2020v43n84p183Resumo
O presente trabalho faz uma investigação das relações entre neoliberalismo, Estado de Exceção e controle social na contemporaneidade do Brasil. Assim, o problema que move este artigo se coloca: diante dos elementos de exceção e de neoliberalismo, pode-se dizer que o controle social da Administração Pública já se constitui uma mera ideia vazia de significado? A hipótese é a de que sim, é possível falar em decadência do controle social, principalmente por meio de um de seus principais mecanismos, o acesso à informação. O método de trabalho é o hipotético-dedutivo, testando-se a hipótese a partir da argumentação desenvolvida.
Referências
AÇÃO POPULAR. Disponível em: https://www.conjur.com.br/dl/acao-popular-suspensao-decreto-modifica.pdf. Acesso em 25 de janeiro de 2019.
BAUMAN, Zigmund. O Mal -Estar da Pós Modernidade. Trad. Mauro Gama e Cláudia Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
CASARA, Rubens R R. Estado pós-democrático: neo-obscurantismo e gestão dos Indesejáveis. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
FRANKENBERG, Günter . Técnicas de Estado. Perspectivas Sobre o Estado de Direito e o Estado de Exceção. Tradução: Gercelia Mendes. São Paulo: UNESP, 2018.
GABARDO, Emerson. O jardim e a Praça para além do bem e do mal: uma antítese ao critério de subsidiariedade como determinante dos fins do Estado social. Tese de Doutorado. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2009.
HACHEM, Daniel Wunder. A noção constitucional de desenvolvimento para além do viés econômico: reflexos sobre algumas tendências do Direito Público brasileiro. A&C – Revista de Direito Administrativo & Constitucional, Belo Horizonte, ano 13, n. 53, p. 133-168, jul./set. 2013.
LEVITSKY, Steven; ZIBLATT , Daniel. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: editora Zahar, 2018.
LAVAL, Christian; DARDOT, Pierre. A Nova Razão Do Mundo: Ensaios Sobre a Sociedade Neoliberal . São Paulo: Boitempo, 2016.
MARCELLO, Maria Carolina; BRITO, Ricardo. Mourão e governo defendem decreto criticado por piorar transparência de dados. Entrevista Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/brasil/mourao-governo-defendem-decreto-criticado-por-piorar-transparencia-de-dados-23398174.html
MASON, Paul. Pós-capitalismo. São Paulo: Companhia das letras, 2018.
NOHARA, Irene Patrícia. Reforma Administrativa e Burocracia. Impacto da eficiência da Configuração do Direito Administrativo brasileiro. São Paulo: Atlas, 2012
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Modernidade neoliberal. Revista brasileira de ciências sociais - VOL. 29 N° 84 RBCS Vol. 29 n° 84 fevereiro/2014.
SADDY, André. Formas de atuação e intervenção do Estado no brasileiro na economia. 3ª ed. Rio de janeiro: Lumen juris, 2018.
SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Org). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático: As políticas sociais e o Estado democrático. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
SARMENTO, Daniel; SOUZA NETO, Cláudio Pereira de. Direito Constitucional: teoria, história e métodos de trabalho. Belo Horizonte: Fórum, 2013.
RUNCIMAN, David. Como a democracia chega ao fim. tradutor: Sergio Laksman. São Paulo: Todavia, 2018.
VALIM, Rafael. Estado de Exceção: a forma do jurídica do Neoliberalismo. São Paulo: Contracorrente, 2017.
ZOCKUN, Maurício. A separação dos poderes e o Judiciário como legislador positivo e negativo. Revista Trimestral de Direito Público (RTDP) n. 47. IDEPE. 2004.