Direitos da Personalidade e o Jetztzeit: uma análise a partir das teses XVI e XVIII sobre o conceito de história de Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.5007/2177-7055.2021.e77579Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar dois fragmentos da obra de Walter Benjamin – quais sejam as teses XVI e XVIII – como paradigma de definição sobre o conceito de personalidade, que se apresenta com um caráter de natureza dúbia no Estado de Direito. Uma vez que os Direitos da Personalidade, por terem em si uma defesa de caráter intrínseco a indivíduo apresentam-se com um meio de determinação jusnaturalista para serem definidos em um racionalismo juspositivista. O presente trabalho não tem o intuito de esgotar o tema mas apresentar uma hipótese que deverá ser deduzida por meio de apresentação teórico-bibliográfica.
Referências
BENJAMIN, Walter. Estética e sociologia da arte. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017
BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Trad. João Barrento. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
BENJAMIN, Walter. Zur Kritik der Gewalt. Frankfurt: Suhrkamp-Taschenbuch, 1991.
FEIST, Jess; FEIST, Gregory J.; ROBERTS, Tomi-Ann. Teoria da personalidade. 8. ed. Trad. Sandra Maria Mallmann da Rosa. Porto Alegre: AMGH, 2015.
FELIX, Diogo Valério. ÁVILA, Gustavo Noronha. Os reflexos da educação à distância no brasil como política pública de efetivação dos direitos de personalidade in RJBL, ano 6, nº4, 2020.
HEGEL, Georg W.F. Wirke 7 - Grundlinien der Philosophie des Rechts oder Naturrecht und Staatswissenschafl im Grundrisse. Suhrkamp-Taschenbuch, 1989.
LACAN, Jaques. Da psicose paranoica em suas relações com a personalidade. 2ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
SIQUEIRA, Dirceu Pereira; ZANINI, Leonardo Estevam de Assis; et.al. Os direitos da personalidade em face da dicotomia Direito Público - Direito Privado. Revista de Direito Brasileira | São Paulo, SP | v. 19 | n. 8 | p. 208 – 220, 2018
TREPEDINO, Gustavo. A tutela da personalidade no ordenamento civil-constitucional brasileiro in TREPEDINO, Gustavo. Temas de direito civil. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.
ZANATA, Gabriel (org.). Apócrifos II - Apocalipse. 1. ed. São Paulo: Zanata, 2014.