Desenvolvimento e sistema jurídico: lições de experiências passadas

Autores/as

  • Welber Barral Ulbra

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumen

Desde o final da Segunda Guerra Mundial, houve tentativas importantes de avançar na compreensão da relação entre sistema jurídico e promoção do desenvolvimento. Este artigo se dedica a revisar as diversas teorias que, ao longo da história, buscaram compreender as relações entre ordem jurídica e processo de desenvolvimento. Estas teorias, entretanto, esgotaram-se diante da falta de uma teoria de base, que pudesse explicitar de forma coerente as diversas matizes desta complexa relação.

Biografía del autor/a

Welber Barral, Ulbra

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros (1990), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Professor da ULBRA, e Professor licenciado da UFSC, além de Professor visitante da American University, Penn State University School of Law, Universidad de Valencia, Universidade Estadual de Londrina, atua no conselho editorial da World Arbitration Mediation Report, Revista de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIPAR, Revista Evocati. Compõe a lista de painelistas da OMC, árbitro do sistema de controvérsias do Mercosul, Câmara de Arbitragem Empresarial- Brasil, é sócio licenciado da BCA Consultoria. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Antidumping, Subsídios, Medidas Compensatórias e Salvaguardas, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercosul, direito internacional, OMC, arbitragem e comércio internacional.

Publicado

2005-01-01

Cómo citar

BARRAL, Welber. Desenvolvimento e sistema jurídico: lições de experiências passadas. Revista Seqüência: Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 26, n. 50, p. 143–168, 2005. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/15189. Acesso em: 26 ene. 2026.

Número

Sección

Artigos