Teoria interpretativa da tradução e teoria dos modelos dos esforços na interpretação: proposições fundamentais e inter-relações.
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7968.2008v2n22p151Resumo
O presente estudo tem por objetivo descrever as proposições fundamentais da Teoria Interpretativa da Tradução, ou Théorie du Sens (Teoria do Sentido), e da Teoria dos Modelos dos Esforços na Interpretação, além de apontar as inter-relações entre esses dois modelos teóricos de abordagem e descrição do processo de interpretação em suas diversas modalidades. Para tanto: 1) apresentamos as proposições fundamentais da Teoria Interpretativa da Tradução segundo o embasamento teórico de Marianne Lederer (1984 e 1990), Danica Seleskovitch (1977, 1984 e 1986) e Seleskovitch & Lederer (1989); em seguida: 2) apresentamos as proposições fundamentais da Teoria dos Modelos dos Esforços segundo o embasamento teórico de Daniel Gile (1995); por fim: 3) apresentamos reflexões sobre as inter-relações que envolvem esses dois modelos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).