Cavaleiros andantes portugueses em Paris e no Rio durante o século XIX: tradução como resposta ao exílio em cidades globais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2017v37n1p159

Palavras-chave:

Exílio absolutista, Cosmopolita, Solidariedade, Revolução Herderiana, Dom Quixote

Resumo

O presente artigo procura explorar a forma como um corpus de romances picarescos traduzidos para português e publicados em Paris em meados do século XIX poderá ter intentado ajudar a diáspora portuguesa a lidar com o desafio de ser migrante numa cidade global. Através da análise contextual, argumentar-se-á que estes romances formaram parte de projetos culturais mais latos com o objetivo de estabelecer redes de solidariedade entre os exilados portugueses em Paris e, ao mesmo tempo, de conservar o multilinguismo na comunidade migrante. Através da análise textual da obra Dom Severino Magriço ou o Dom Quichote Portuguez (Paris, Pillet Fils Aîné, 1851), defender-se-á, primeiramente, que este texto parece mostrar um compromisso em falar para os exilados absolutistas portugueses em Paris e, provavelmente, no Rio de Janeiro. Depois, tentar-se-á demonstrar que a diegese deste romance apresenta formas de dialogar com múltiplos Outros. Concretamente, este texto de chegada, inspirado na obra de Cervantes e formado por fragmentos traduzidos de diferentes textos de partida, parece aconselhar o leitor a, por um lado, não ter medo do desconhecido e, por outro, conhecer os vizinhos globais através da leitura e comparação de cânones literários nacionais.

Biografia do Autor

Rita Bueno Maia, Universidade Católica Portuguesa ULICES - University of Lisbon Centre for English Studies

Rita Bueno Maia: holds a PhD in Translation History from the University of Lisbon (2012). She is assistant  professoir of Hispanic and Translation Studies at the School of Human Sciences of the Catholic University of Portugal. Lisbon, Portugal. E-mail: rbuenomaia@fch.lisboa.ucp.pt.

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Publicado

2017-01-09