Introdução à internacionalização e à localização de softwares.

Autores

  • Achilles Colombo Prudêncio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Djali Avelino Valois Departamento de Informática e Estatística/UFSC
  • José Eduardo De Lucca Departamento de Informática e Estatística/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Internalização e Localização de Software, Aplicação de Software à tradução, Aprimoramento de Software e Serviços.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar de uma maneira simples e introdutória o que significa Internacionalização e Localização de Software, mostrando os conceitos correlatos e como se dá o processo de internacionalização e localização no desenvolvimento de um programa. Pretende-se demonstrar a importância da aplicação destes conceitos e técnicas quando se deseja atingir mercados externos e proporcionar melhor qualidade de software e serviços. Apresentam-se os principais papéis dos profissionais da tecnologia da informação e da tradução dentro deste nicho de mercado e também se introduzem alguns conceitos técnicos básicos das principais tecnologias utilizadas, visando apresentar esse mundo ao leitor.

Biografia do Autor

Achilles Colombo Prudêncio, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação Ciência da Computação na Universidade Federal de Santa Catarina e participa de projetos na área de Internacionalização e Localização executados pelo Centro de Excelência em Globalização, internacionalização e Localização de Software (CEGIL) da UFSC. Seu trabalho mais recente está relacionado ao estudo e melhoria de ferramentas de apoio à localização de softwares.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Djali Avelino Valois, Departamento de Informática e Estatística/UFSC

Possui graduação em Traduction et Interpretation pela Institut Catholique de Paris (2000) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) . Atualmente é Sócio gerente da Lis Tecnologia Localização e Internacionalização de Software. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Tradução e Interpretação.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

José Eduardo De Lucca, Departamento de Informática e Estatística/UFSC

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina e membro do conselho editorial da revista Localisation Focus - The International Journal of Localisation. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: software livre, indústria de software, governo eletrônico, interação universidade-empresa, internacionalização de software e localização de software. Atua como coordenador de laboratório de inovação e incubadora de novas empresas de software.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos