Dickens em transmutação: A tradução da simbologia dos espíritos em Um Conto de Natal para o cinema.

Autor/innen

  • Renata de Oliveira Mascarenhas Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

O livro Um Conto de Natal de Charles Dickens (1991a e b) tem sido significativamente traduzido para o sistema audiovisual. Partimos do pressuposto que a grande difusão da referida obra se deve ao fato de lidar com temas universais tais como generosidade e redenção. O avarento Scrooge (protagonista), numa noite de Natal, tem a chance de refletir sobre seu comportamento após a visita de três espíritos: do Natal Passado, do Natal Presente e do Natal Futuro. Dickens cria uma relação simbólica entre os espíritos e o tempo, mostrando que o Espírito Natalino deve ser uma constante (passado, presente e futuro) na vida das pessoas. Nosso objetivo é analisar as estratégias utilizadas por Edwin L. Marin (1938) para traduzir essa simbologia do livro para o filme. Esta análise levou-nos a observar que a representação simbólica dos textos é estabelecida de forma distinta, devido às particularidades dos sistemas (literário e cinematográfico) e às escolhas individuais do escritor e do tradutor. Consideramos a construção da simbologia em cada texto como um processo de semiose contínuo motivado tanto pelas características de cada meio, quanto pelo contexto histórico.

Autor/innen-Biografie

Renata de Oliveira Mascarenhas, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Letras (habilitação em português/ inglês e respectivas literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Atualmente é doutoranda no programa de pós-graduação em Letras e Lingüística da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução intersemiótica; cinema; literatura.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Veröffentlicht

2005-01-01

Zitationsvorschlag

Mascarenhas, R. de O. (2005). Dickens em transmutação: A tradução da simbologia dos espíritos em Um Conto de Natal para o cinema. Cadernos De Tradução, 2(16), 161–181. https://doi.org/10.5007/%x