“5x favela, agora por nós mesmos”: Um estudo sobre legendagem e audiodescrição

Autores

  • Marcella Wiffler Stefanini Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.
  • Érica Lima Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7199-3172

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2018v38n2p219

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre duas modalidades de tradução audiovisual (TAV), a legenda para ouvintes e a audiodescrição (AD), presentes no filme 5x favela, agora por nós mesmos, com o objetivo de demonstrar não só sua importância como recurso de acessibilidade, mas também como elemento de significação do filme. Com base na fundamentação teórica de Araújo (2008), Franco e Araújo (2011), Chaume (2004), Diaz-Cintas (2007), Romero-Fresco (2013), entre outros pesquisadores da área, traçou-se uma comparação entre a legenda em português para ouvintes, presente no DVD do filme, e o que seria a legenda para surdos e ensurdecidos (LSE), recurso não oferecido. Os resultados da análise confirmam a importância dos recursos da TAV para a construção de sentidos e destacam as características predominantes da AD e as dificuldades decorrentes da falta da LSE.

Biografia do Autor

Marcella Wiffler Stefanini, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

Graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(2017)

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Publicado

11-05-2018

Como Citar

Stefanini, M. W., & Lima, Érica. (2018). “5x favela, agora por nós mesmos”: Um estudo sobre legendagem e audiodescrição. Cadernos De Tradução, 38(2), 219–240. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2018v38n2p219

Edição

Seção

Artigos