O Ensino da Traducão em Nível Universitário: Indagações e Propostas

Autores

  • Leila Cristina de Mello Darin Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Biografia do Autor

Leila Cristina de Mello Darin, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), mestrado em Linguística Geral Descritiva e Aplicada - Exeter University (1986) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde ministra aulas no curso de Letras Habilitação- Tradução. É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos da Tradução e da Interpretação (ESTI), certificado pela PUC-SP e cadastrado no CNPq. Orienta pesquisas de Iniciação Científica na área de Estudos da Tradução e, no momento, dedica-se à pesquisa de questões relativas à(s) identidade(s) do tradutor e à construção das imagens e representações desse profissional. É membro do Conselho Departamental da Faculdade de Comunicação e Filosofia, representando a categoria titular do Departamento de Inglês. Juntamente com a Professora Doutora Glória Loretto Sampaio, também da PUC-SP e vice-líder do ESTI, organiza o Ciclo de Palestras em Tradução e Interpretação, que acontece periodicamente na própria Universidade e, em parceria com a Doutora Sampaio, faz parte da Comissão Organizadora das Jornadas de Língua, Cultura e Tradução, atualmente em colaboração com a Universidade de São Paulo. É membro do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística - ANPOLL. É professora convidada para ministrar cursos de Lato Sensu nas áreas de Língua Inglesa e de Tradução. Tem publicações na área de Ensino da Tradução e de Estudos da Tradução (teoria e prática). É parecerista de diversos periódicos nas áreas de Lingüística, Semiótica, Ensino de Línguas, Estudos Culturais e Tradução. Foi Editora Científica da Claritas, revista do Departamento de Inglês da PUC-SP durante dez anos, periódico de cuja proposta inicial participou. Emite pareceres de projetos de pesquisa para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) desde 1998. Faz parte da Comissão de Avaliação do INEP/MEC (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais). Participa de bancas de mestrado, doutorado e de qualificação nas áreas de Língua e Cultura, Tradução, Literatura, Ensino de Línguas, Lingüística; é membro de comissões julgadoras de concursos para ingresso e promoção na carreira docente em nível universitário. É tradutora autônoma do inglês-português de textos de áreas científicas e técnicas. É revisora de provas de Inglês para vestibular e outros tipos de concurso, em nível nacional.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

01-01-1998

Como Citar

Darin, L. C. de M. (1998). O Ensino da Traducão em Nível Universitário: Indagações e Propostas. Cadernos De Tradução, 1(3), 419–428. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/traducao/article/view/5395

Edição

Seção

Artigos