O papel da tradução intersemiótica para a legendagem de séries: Analisando as falas de Lady Violet na 1T de Downton Abbey
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7968.2019v39n3p132Resumo
Buscando contribuir para as práticas de legendagem, este artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. O estudo analisa a influência da Tradução Intersemiótica sobre a legendagem de falas da personagem Lady Violet Crawley, na série Downton Abbey. Como referencial teórico, utilizamos discussões sobre Tradução Intersemiótica de Plaza (2013), Jakobson (2000) e Frías (2011); de Semiótica de Pignatari (2004) e Pierce (2005); de legendagem por Georgakopoulou (2009), Betz (2009) e Skuggevik (2009); além de estudos sobre a face e expressões faciais como sistema de sinais de Ekman e Friesen (2003) e Darwin (1872), entre outros. Este estudo se insere dentro dos Estudos de Tradução de Multimídia (WILLIAMS; CHESTERMAN, 2002), sendo orientado pelo produto. Os resultados indicam que a tradução intersemiótica gera legendas que são influenciadas, compensadas e/ou complementadas pelo não-verbal em reflexão de estratégias de legendagem que respeitam o quadro semiótico da obra.
Referências
BETZ, Mark. Beyond the Subtitle: Remapping European Art Cinema. London: University of Minnesota Press, 2009.
CINTAS, Jorge Díaz; ANDERMAN, Gunilla. Audiovisual Translation: Language Transfer on Screen. New York: Palgrave Macmillan, 2009.
CINTAS, Jorge Díaz; REMAEL, Aline. Audiovisual Translation: Subtitling. Nova York: Routledge, 2014.
DARWIN, Charles. The Expression of the Emotions in Man and Animals. London: John Murray, 1872.
EKMAN, Paul; FRIESEN, Wallace V. Unmasking The Face. Los Altos: Malor Books, 2009.
FRÍAS, José Yuste. Leer e interpretar la imagen para traducer. In: Trabalhos de Linguística Aplicada. n. 50.2. jul/dez. 2011. p. 257-280. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132011000200003&script=sci_arttext> Acesso em: 09 jan. 2017
GEORGAKOPOULOU, Panayota. Subtitling for the DVD Industry. In: CINTAS, Jorge Díaz; ANDERMAN, Gunilla (Org.). Audiovisual Translation Language Transfer on Screen. New York: Palgrave Macmillan, 2009.
GOROVITZ, Sabine. Os Labirintos da Tradução. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2015.
JAKOBSON, Roman. On linguistic aspects of translation. In: VENNUTI, L. (org.) The Translation Studies Reader. London: Routledge, 2000.
METZ, Christian. A Significação no Cinema. Tradução de Jean-Claude Bernadet. São Paulo: Perspectiva, 2014.
PIERCE, Charles Sanders. Semiótica. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 2015.
PIGNATARI, Décio. Semiótica e Literatura. 6ª ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2004.
PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
POYATOS, Fernando. Language and Nonverbal Systems in the Structure of Face-to-Face Interaction. Language & Communication. Vol. 3. N.2, P. 129-140. Pergamon Press: Grã-Bretanha, 1983. Disponível em: <https://e-edu.nbu.bg/pluginfile.php/419684/mod_
resource/content/1/Poyatos%20-%20Language%20and%20NVSystems%20of%20Communication.pdf>.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. The Cinema after Babel: Language, Difference, Power. In: SHOHAT, Ella. Taboo Memories, Diasporic Voices. Durham/London: Duke University Press, 2006. P. 106-138.
SKUGGEVIK, Erik. Audiovisual Translation Language Transfer on Screen Teaching Screen Translation: The Role of Pragmatics in Subtitling. In: CINTAS, Jorge Díaz; ANDERMAN, Gunilla (Org.) Audiovisual Translation: Language Transfer on Screen. Nova York: Palgrave Macmillan, 2009.
WEIL, Pierre. TOMPAKOW, Roland. O Corpo Fala: A Linguagem Silenciosa da Comunicação Não-verbal. Petrópolis, Vozes, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).