Por um “criançamento” das palavras: experiências artísticas e estéticas nas festas literárias no cotidiano da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e100115Parole chiave:
Estudos do cotidiano, Literatura infantil, Cultura, Natureza, ArteAbstract
O texto aqui apresentado trata de experiências educativas suscitadas por um projeto de Festa Literária que ocorre anualmente em uma UMEI (Unidade Municipal de Educação Infantil) no município de Niterói. Os relatos trazidos se articulam com as pesquisas relacionadas aos estudos dos cotidianos, produzidas por professoras e professores que problematizam o vivido no cotidiano da escola, realizando uma pesquisa sobre a própria prática (Garcia, 2002a). O objetivo é suscitar reflexões e discussões acerca dos repertórios apresentados para as crianças na educação infantil e da potência criativa das crianças que se apresenta no cotidiano escolar. As Festas Literárias têm se configurado como relevante espaço-tempo de aprendizagens coletivas, demonstrando que a literatura infantil abre as comportas para a arte, para a ampliação do conhecimento de mundo, para a sensibilização e humanização nas relações com a natureza, com as diversas manifestações culturais e com a comunidade do entorno da escola das infâncias.
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