Tecelãs de suas histórias, bordadeiras de memórias: resenha do livro “O fio de Filomena”

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e100567

Mots-clés :

Infância, Começos narrativos, Educação leitora

Résumé

Essa escrita propõe interrogar, a partir da obra O fio de Filomena, de Michele Giacomitti, a infância como uma força temporal que alarga o horizonte, uma presença enigmática ao longo da vida humana, que inaugura começos na experiência de aprender como se fosse a primeira vez. A reflexão inicia pelos começos inaugurados pela autora e psicóloga Michele Giacomitti, pela iniciativa de dar vida a singular história de Filomena, ao tecer a narrativa entre uma mãe e uma filha. A invenção desta relação permite que Michele borde outros significados não só na ação de compreender crianças pequenas na clínica psicológica, mas também nos começos inaugurados na maternidade. Propomos suspender o tempo cronológico para habitar uma intensa duração no instante presente, uma temporalidade não numerável, uma infância como condição da experiência humana. A infância que permanece em nós potencializa inícios na experiência de tecer um fio que conduz a imprevisibilidade do encontro com o outro.

Bibliographies de l'auteur

Carina Ferreira dos Santos, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestra em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Departamento de Ciências, Humanidades e Educação, Santa Cruz do Sul-RS, Brasil.

Ângela Cogo Fronckowiak, Universidade de Santa Cruz do Sul

Ângela Cogo Fronckowiak é professora adjunta e pesquisadora da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), RS, Brasil. Atua como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Leitura, linha de pesquisa: Estudos de Mediação em Leitura, como colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa: Linguagem, Experiência Intercultural e Educação, na graduação e na extensão. Possui Doutorado em Educação (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), área de concentração Estudos das Infâncias, Mestrado em Letras, área de concentração Teoria da Literatura (1997) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e graduação em Letras, habilitação em Português e respectivas Literaturas (1994) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi coordenadora (2000-2002; 2014-2017) e subcoordenadora (2018-2019) do Curso de Letras da UNISC, coordenando, também, o subprojeto Letras Português do PIBID-UNISC (2010-2018). Recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura - Categoria Ensaio de Literatura, Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre (2007). Integra como lider o grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem CNPq. Coordena a atividade permanente de extensão Encontros com a Poesia https://www.unisc.br/site/poesia/index.html. É membro do GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da ANPOLL, do Grupo de Pesquisa RELER - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Leitura (PUC - Rio). Participou de duas obras que receberam o 50 Prêmio Altamente Recomendável FNLIJ - Categoria Teórico - Produção 2023 (2024) Tem experiência, principalmente, com os temas: letramento literário - mediação leitora - leitura e infância - experiência poética - imaginação criadora e vocalização poética.

Références

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

BACHELARD, Gaston. Fragmentos de uma poética do fogo. Tradução de Norma Telles. São Paulo: Brasiliense, 1990.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BARROS, Manoel. Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta, 2003.

BRUNIERE, Lady. Lady Bruniere Illustrator and Pattern Designer. Disponível em: https://ladybruniere.com/about-me. Acesso em: 4 nov. 2024.

COLASANTI, Marina. Como se fizesse um cavalo. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

GIACOMITTI, Michele. O fio de Filomena. Curitiba: InVerso, 2021.

KOHAN, Walter. Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Signos. Tradução Maria Ermantina Pereira. São Paulo, Martins Fontes, 1991.

Publiée

2024-12-18