Jogos tradicionais Warao: um estudo etnográfico junto a indígenas venezuelanos em Outeiro, Belém-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e101247

Palavras-chave:

Jogos Tradicionais, Cultura, Indígena, Warao

Resumo

O presente artigo se propõe a evidenciar aspectos sobre uma experiência de imersão etnográfica com indígenas da etnia Warao que vivem na Comunidade Prosperidade, no distrito do Outeiro em Belém do Pará. Com o objetivo central de compreender a importância das suas práticas lúdicas como afirmação de sua cultura, no ambiente escolar e na comunidade. Ao identificar os diversos conceitos e significados presentes na cultura lúdica desse povo, especialmente através dos jogos tradicionais Warao, o estudo evidenciou que tais práticas são importantes para o conhecimento, valorização, transmissão da cultura e preservação de costumes e tradições que fazem parte da identidade dos indígenas Warao.

Biografia do Autor

Karem Rafaela Rocha Ribeiro, Universidade Federal do Pará

Pós-graduada em Ludicidade Aplicada em Educação pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2023). Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2022). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Lazer e Ludicidade (MOÇARAI).

Lucília da Silva Matos, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (1991), Especialização em Educação e Problemas Regionais pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestrado em Antropologia Social - UFPA (2001) e doutorado em Ciências Sociais, área de concentração Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atuou como professora da Universidade do Estado do Pará e da Secretaria de Estado de Educação do Pará (1993-2011). A partir de fevereiro de 2011 iniciou sua carreira docente na Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Faculdade de Educação Física, na qual foi diretora da Faculdade de Educação Física e atua como professora e pesquisadora e é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) na linha de pesquisa Educação, Cultura e Sociedade. É Pesquisadora líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Lazer e Ludicidade (MOÇARAI). Tem experiência como formadora e consultora na área de políticas públicas de Esporte e Lazer. Atua nas áreas da Antropologia, Educação, Educação Física e Estudos do Lazer principalmente a partir dos seguintes temas: a) A história da educação do corpo, presente nas instituições educativas; b) Os saberes lúdicos presentes em diferentes contextos culturais e educacionais na Amazônia; c) As práticas de educação para e pelo lazer nos projetos sociais dos territórios amazônicos; c) Os processos lúdicos-educativos desenvolvidos pelos movimentos sociais na busca por direito; d) A etnografia como caminho para compreensão das práticas educativas escolares e não escolares.

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2022. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Professor DIII-1 da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Pesquisador do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ-UFPA), atuando na liderança do grupo e na linha de pesquisa de "Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais". Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC). Associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), atuando como Revisor de trabalhos acadêmicos para eventos nacionais da entidade e como membro da Coordenação e Comitê Científico do GTT de Epistemologia desde 2021. Membro do Coletivo Luta Marajoara. Integrante da Cátedra Paulo Freire da Amazônia (CPFA). Atua como Revisor/Parecerista ad hoc de periódicos nacionais e internacionais das áreas da Educação, Interdisciplinar e Educação Física, tais como: Arquivos em Movimento (UFRJ), Educación Física y Deporte (EFYD), Conexões (UNICAMP), Revista Brasileira de Ciências do Esporte (UNB), Corpoconsciência (UFMT), Cadernos de Formação RBCE (CBCE), Interfaces da Educação (UEMS), Debates em Educação (UFAL), ETD - Educação Temática Digital (UNICAMP), Linhas Críticas (UNB), Retratos da Escola (CNTE), Ensino, Educação e Ciências Humanas (KROTON Educacional), Revista de Educação Popular (UFU), Retos (FEADEF), Revista Cocar (UEPA), Pro-Posições (UNICAMP), Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (INEP), Revista Pesquisa Qualitativa (PUC/São Paulo), Revista Brasileira de Pós-Graduação - RBPG (CAPES) e Educação em Revista (UFMG). Coordena e colabora em projetos de pesquisa, de extensão e desenvolve práticas de formação, orientações e estudos nas áreas da Educação e Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: Políticas educacionais e Formação de professores; Educação Física Escolar; Corpo, Práticas Corporais e escolarização e Questões Epistemológicas da Educação e Educação Física.

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Publicado

2024-12-18