Limites: do que estamos falando? Pensando o limite para além do conceito de ponto que não se deve ou não se pode ultrapassar

Fábio Tomaz Alves

Resumo


Este texto procura questionar o entendimento que se vem tendo a respeito das questões do limite em nossas instituições educativas. Para tanto, pretende travar uma conversa entre autores e situações do cotidiano de modo a discutir o conceito, o entendimento e os papéis desempenhados, especialmente pelos educadores, na relação com as crianças e suas famílias. Além, de apontar como esses papéis são influenciados pelas relações sociais e culturais, procura chamar a atenção para alguns cuidados que precisam ser tomados quando agimos na direção do respeito desses limites e das regras de convivências coletivas nas instituições educativas.

Palavras-chave


Educação Infantil; Limites; Crianças; Educadores

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DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2008n17p104

Zero-a-Seis, ISSN 1980-4512 Florianópolis, Brasil.