Exploração do trabalho infantil: em busca da cultura lúdica no âmbito da região da cana-de-açúcar do nordeste do Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2008n17p66Resumo
Esta investigação traz para o debate a problemática interdisciplinar e muldimensional da “exploração do trabalho infantil”, cujo objetivo primeiro é: “investigar no âmbito da exploração do trabalho infantil, o mundo da cultura lúdica das crianças trabalhadoras, empobrecidas e exploradas da Zona da Mata canavieira pernambucana, localizada no Nordeste brasileiro”. Nesse sentido, propõe-se a seguinte questão: “a lógica da exploração capitalista, com toda a sua carga destrutiva do trabalho alienado, conseguiu suprimir total ou parcialmente o tempo ‘livre’ das crianças para o usufruto da cultura lúdica?". Após algumas reflexões, busca-se fazer algumas relações entre trabalho, corpo, “tempo livre” e lazer na infância e por fim, algumas ressalvas sobre o brincar dessas crianças nos espaços e tempos que lhes são possíveis.Downloads
Publicado
2008-09-15
Edição
Seção
Artigos Demanda Contínua
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.