Exploração do trabalho infantil: em busca da cultura lúdica no âmbito da região da cana-de-açúcar do nordeste do Brasil.

Autores

  • Mauricio Roberto da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2008n17p66

Resumo

Esta investigação traz para o debate a problemática interdisciplinar e muldimensional da “exploração do trabalho infantil”, cujo objetivo primeiro é: “investigar no âmbito da exploração do trabalho infantil, o mundo da cultura lúdica das crianças trabalhadoras, empobrecidas e exploradas da Zona da Mata canavieira pernambucana, localizada no Nordeste brasileiro”. Nesse sentido, propõe-se a seguinte questão: “a lógica da exploração capitalista, com toda a sua carga destrutiva do trabalho alienado, conseguiu suprimir total ou parcialmente o tempo ‘livre’ das crianças para o usufruto da cultura lúdica?". Após algumas reflexões, busca-se fazer algumas relações entre trabalho, corpo, “tempo livre” e lazer na infância e por fim, algumas ressalvas sobre o brincar dessas crianças nos espaços e tempos que lhes são possíveis.

Biografia do Autor

Mauricio Roberto da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (1977), mestrado em Educação Física - Universitat Frankfurt (Johann-Wolfgang-Goethe) (1986), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós-doutorado em Estudos da Infância pela Universidade do Minho, Braga-Portugal (2007). Atualmente é professor adjunto iv da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas à Educação , atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação física, exploração do trabalho infantil, lazer, metodologia da pesquisa e movimentos sociais. http://lattes.cnpq.br/4979244543748756

Downloads

Publicado

2008-09-15

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua