Entre a teoria e o método: a interpretação da teoria de Emilia Ferreiro pelas alfabetizadoras

Fernanda Cargnin Gonçalves

Resumo


O presente artigo tem por objetivo mostrar a dificuldade de compreensão da teoria de Emilia Ferreiro por professoras de primeira série de uma escola da rede pública municipal da cidade de Florianópolis/SC. Apresenta a real teoria de Ferreiro descrita em seu livro “Psicogênese da Língua Escrita”, em co-autoria com Teberosky, e a interpretação das alfabetizadoras observadas em suas práticas de ensino. Há também alternativas de trabalho para se alfabetizar uma criança que foge da rotulação dos estudantes em fases de alfabetização, e que são baseadas em textos teóricos, mostrando que é possível alfabetizar sem transformar teoria em método.


Palavras-chave


Alfabetização; Teoria de Emilia Ferreiro; Práticas de Ensino em Classes de Alfabetização

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DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2008n18p68

Zero-a-Seis, ISSN 1980-4512 Florianópolis, Brasil.