Entre a teoria e o método: a interpretação da teoria de Emilia Ferreiro pelas alfabetizadoras
DOI :
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2008n18p68Résumé
O presente artigo tem por objetivo mostrar a dificuldade de compreensão da teoria de Emilia Ferreiro por professoras de primeira série de uma escola da rede pública municipal da cidade de Florianópolis/SC. Apresenta a real teoria de Ferreiro descrita em seu livro “Psicogênese da Língua Escrita”, em co-autoria com Teberosky, e a interpretação das alfabetizadoras observadas em suas práticas de ensino. Há também alternativas de trabalho para se alfabetizar uma criança que foge da rotulação dos estudantes em fases de alfabetização, e que são baseadas em textos teóricos, mostrando que é possível alfabetizar sem transformar teoria em método.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.