É hora da roda,vamos ouvir uma história? A contação de histórias como possibilidade de humanizar tempos e espaços na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2013n27p144Abstract
O presente texto tem como objetivo tecer uma reflexão a respeito da relação das crianças com as contações de histórias, a partir de uma experiência vivenciada no Estágio Supervisionado em Educação Infantil no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina. O grupo onde aconteceu o estágio era composto por 26 crianças, com idade entre cinco e seis anos, em uma creche conveniada à Rede Municipal de Florianópolis. Nosso foco se constituiu nos momentos da roda, principalmente de contações de histórias, bem como a formação dos pequenos leitores literários. Primeiramente versaremos sobre as concepções de criança, infância, tempos e espaços que orientaram nosso olhar e nossa prática durante as vivências do estágio. Por fim, desdobraremos nossas análises sobre os momentos de contações de histórias que aconteceram na roda. Um lugar de ouvir grandes histórias, do lúdico e de encantamento, que construímos junto às crianças.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.