É hora da roda,vamos ouvir uma história? A contação de histórias como possibilidade de humanizar tempos e espaços na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2013n27p144Resumen
O presente texto tem como objetivo tecer uma reflexão a respeito da relação das crianças com as contações de histórias, a partir de uma experiência vivenciada no Estágio Supervisionado em Educação Infantil no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina. O grupo onde aconteceu o estágio era composto por 26 crianças, com idade entre cinco e seis anos, em uma creche conveniada à Rede Municipal de Florianópolis. Nosso foco se constituiu nos momentos da roda, principalmente de contações de histórias, bem como a formação dos pequenos leitores literários. Primeiramente versaremos sobre as concepções de criança, infância, tempos e espaços que orientaram nosso olhar e nossa prática durante as vivências do estágio. Por fim, desdobraremos nossas análises sobre os momentos de contações de histórias que aconteceram na roda. Um lugar de ouvir grandes histórias, do lúdico e de encantamento, que construímos junto às crianças.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.