Currículos compartilhados em um CMEI da rede municipal de Vitória: educação física, arte, música e alfabetização

Autores

  • Alexandre Freitas Marchiori PMV-Prefeitura Municipal de Vitória
  • Ana Gláucia do Carmo Silva PMV - Prefeitura Municipal de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p129

Palavras-chave:

Educação Infantil, Currículo, Alfabetização

Resumo

Neste relato intentamos compartilhar as experiências e práticas desenvolvidas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dr. Denizart Santos no ano de 2013, particularmente, analisamos os projetos da sala do Grupo VI (crianças de 05 anos): “Vitória, entre praias e montanhas” e o projeto “Musicalização na Educação Infantil (EI)”, em diálogo com dois relatórios produzidos pelos professores de Educação Física e Artes. Objetiva-se analisar essa atuação compartilhada entre os diferentes profissionais, com formação em Pedagogia e Educação Física e como esse currículo da EI pode ser dinâmico e envolver as crianças, reconhecendo-as como protagonistas das ações no CMEI. A coletividade, expressa nas práticas analisadas neste trabalho, permite evidenciar as especificidades desse espaço educativo. Os interesses dos sujeitos caminham no sentido do atendimento das necessidades das crianças que incluem os aspectos do cuidar e educar.

 

 


Biografia do Autor

Alexandre Freitas Marchiori, PMV-Prefeitura Municipal de Vitória

Professor da Educação Básica - Educação Infantil da PMV; Professor da Faculdade Pitágoras/Guarapari-ES. Mestre em Educação pelo PPGE/UFES.

Ana Gláucia do Carmo Silva, PMV - Prefeitura Municipal de Vitória

Professora da Educação Básica -PMV.

Downloads

Publicado

2015-03-28