Currículos compartilhados em um CMEI da rede municipal de Vitória: educação física, arte, música e alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p129Resumo
Neste relato intentamos compartilhar as experiências e práticas desenvolvidas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dr. Denizart Santos no ano de 2013, particularmente, analisamos os projetos da sala do Grupo VI (crianças de 05 anos): “Vitória, entre praias e montanhas” e o projeto “Musicalização na Educação Infantil (EI)”, em diálogo com dois relatórios produzidos pelos professores de Educação Física e Artes. Objetiva-se analisar essa atuação compartilhada entre os diferentes profissionais, com formação em Pedagogia e Educação Física e como esse currículo da EI pode ser dinâmico e envolver as crianças, reconhecendo-as como protagonistas das ações no CMEI. A coletividade, expressa nas práticas analisadas neste trabalho, permite evidenciar as especificidades desse espaço educativo. Os interesses dos sujeitos caminham no sentido do atendimento das necessidades das crianças que incluem os aspectos do cuidar e educar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.