O conceito de experiência em Walter Benjamin: elementos para pensar a educação na infância

Autores

  • Juliana Schumacker Lessa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n33p108

Resumo

O presente artigo é resultante de um estudo teórico sobre o conceito de experiência, discutido, analisado e re etido durante a realização de um seminário especial e nas reuniões de estudos mensais em grupo de pesquisa. As discussões se localizam no bojo da reflexão sobre a experiência da infância na modernidade, na interlocução com Walter Benjamin. Primeiramente, o texto se dedica a localizar como a noção de experiência se situa no interior da área da educação na infância, com particular ênfase sobre as propostas educativas. Num segundo momento, apresento como as ideias de infância e história são concebidas na perspectiva materialista-histórica de Benjamin para, posteriormente, adentrar na reflexão sobre o conceito de experiência do autor, considerando a imbricação das noções de infância e história na compreensão deste conceito, especialmente, na reflexão sobre a experiência na infância contemporânea. 

Biografia do Autor

Juliana Schumacker Lessa, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Educação

Centro de Ciências da Educação

Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2016-03-31

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua