O conceito de experiência em Walter Benjamin: elementos para pensar a educação na infância
DOI :
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n33p108Résumé
O presente artigo é resultante de um estudo teórico sobre o conceito de experiência, discutido, analisado e re etido durante a realização de um seminário especial e nas reuniões de estudos mensais em grupo de pesquisa. As discussões se localizam no bojo da reflexão sobre a experiência da infância na modernidade, na interlocução com Walter Benjamin. Primeiramente, o texto se dedica a localizar como a noção de experiência se situa no interior da área da educação na infância, com particular ênfase sobre as propostas educativas. Num segundo momento, apresento como as ideias de infância e história são concebidas na perspectiva materialista-histórica de Benjamin para, posteriormente, adentrar na reflexão sobre o conceito de experiência do autor, considerando a imbricação das noções de infância e história na compreensão deste conceito, especialmente, na reflexão sobre a experiência na infância contemporânea.
Références
BENJAMIN, W. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo (Obras Escolhidas v. III). São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.
______. Re exões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.
______. Libro de los pasajes. Madrid: Ediciones Akal, 2005.
______. Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura (Obras Es- colhidas v. I). São Paulo: Brasiliense, 2012.
______. Infância berlinense: 1900. In: BENJAMIN, W. Rua de mão única. Infância berlinen- se: 1900. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013, pp. 67-116.
______. A hora das crianças: narrativas radiofônicas. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2015.
BRASIL. Minist rio da Educa ão. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacio- nais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Da escola materna à escola da infância: a pré-escola na Itália hoje. Cadernos CEDES, v. 15, p. 63-67, 1995.
KRAMER, Sônia; GUIMARÃES, Daniela. Nos espa os e objetos das creches, concep ões de educa ão e pr ticas com crian as de 0 a 3 anos. In: KRAMER, Sônia (Org.). Retratos de um de- sa o: crianças e adultos na educação infantil. São Paulo: Ática, 2009, pp. 82-94.
KRAMER, Sônia. Pesquisando a infância e educa ão: um encontro com Walter Benjamin. In: KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel. (Orgs.). Infância: os e desa os da pesquisa. Campinas /SP: Papirus, 1996, pp. 13-38.
LÖWY, Michael. A loso a da história de Walter Benjamin. Estudos Avançados, v. 16 (45),2002, pp. 199-206.
TIEDEMANN, Rolf. Introducción del editor. In: BENJAMIN, W. Libro de los pasajes. Ma- drid: Ediciones Akal, 2005, pp. 9-33.
VÍDEO - “ e passages of Walter Benjamin”. A documentary lm. 55min. 2014. WECHS- LER, Judith (escritora, diretora e produtora); O ́CONOR, Erika Volchan (editora). Publicado na plataforma online de vídeos YouTube em 24 de fev. de 2014. Disponível em: https://www.youtu- be.com/watch?v=rsbzzMRdIBg. Acessado em 3 de set. de 2015.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.