Práticas pedagógicas e formação docente intermediadas nos encontros com os bebês
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n35p11Resumo
No bojo da articulação entre formação de professores e as demandas do trabalho pedagógico na educação infantil, este artigo focaliza como os bebês interagem com as propostas de práticas pedagógicas. Nessa perspectiva, desenvolve a pesquisa qualitativa exploratória, sustentada em referenciais bakhtinianos, contando também com a interlocução com Certeau (2010) em uma sala do Grupo I (crianças de até um ano e onze meses), de um Centro Municipal de Educação Infantil localizado na região da Grande Vitória, do Estado do Espírito Santo. A pesquisa investiga as especificidades do brincar dos bebês, com vistas a propor outras atividades mobilizadoras dos movimentos expressivos e criativos das crianças. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (Dcneis), que apontam, como eixos do trabalho docente com as crianças, a interação e a brincadeira, as práticas perspectivadas envolviam os jogos dramáticos almejando proporcionar experiências com diversos tipos de linguagens e expressões. Como resultado, a pesquisa assinala que os encontros com os bebês movem também a formação docente, evidenciando novos elementos para a proposição de práticas pedagógicas com as crianças pequenas.
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