Práticas pedagógicas e formação docente intermediadas nos encontros com os bebês

Autores

  • Elyrrandro Habys Soares Manente Universidade Federal do Espírito Santo
  • Valdete Côco Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n35p11

Resumo

No bojo da articulação entre formação de professores e as demandas do trabalho pedagógico na educação infantil, este artigo focaliza como os bebês interagem com as propostas de práticas pedagógicas. Nessa perspectiva, desenvolve a pesquisa qualitativa exploratória, sustentada em referenciais bakhtinianos, contando também com a interlocução com Certeau (2010) em uma sala do Grupo I (crianças de até um ano e onze meses), de um Centro Municipal de Educação Infantil localizado na região da Grande Vitória, do Estado do Espírito Santo. A pesquisa investiga as especificidades do brincar dos bebês, com vistas a propor outras atividades mobilizadoras dos movimentos expressivos e criativos das crianças. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (Dcneis), que apontam, como eixos do trabalho docente com as crianças, a interação e a brincadeira, as práticas perspectivadas envolviam os jogos dramáticos almejando proporcionar experiências com diversos tipos de linguagens e expressões. Como resultado, a pesquisa assinala que os encontros com os bebês movem também a formação docente, evidenciando novos elementos para a proposição de práticas pedagógicas com as crianças pequenas.

Biografia do Autor

Elyrrandro Habys Soares Manente, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Psicologia Institucional no PPGPSI; Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); egresso do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Projeto Educação (PET EDU).

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF); professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo (DLCE/PPGE/CE/UFES); coordenadora do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” (GRUFAE/UFES); tutora do Programa de Educação Tutorial: Projeto Educação (PETEDU/UFES).

Downloads

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua