A compreensão de relações familiares pelas crianças em situação de brincadeira em contexto de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n35p69Resumo
O artigo discute as compreensões das relações familiares que as crianças expressam em situação de brincadeira com parceiros de mesma idade em contexto de educação infantil. Essa discussão ocorre a partir da revisitação de alguns episódios de brincadeira estudados em pesquisa de mestrado (MAYNART, 2010), que buscou compreender a importância da brincadeira para a constituição da identidade da criança na perspectiva de Henri Wallon. A revisitação dos dados da pesquisa, a partir de uma ampliação de referenciais teóricos, traz novos elementos que realçam o complexo processo de significação que ocorre na cultura de pares em contexto de educação infantil. Considerando o brincar como um espaço privilegiado para a investigação de processos de construção de significados, os episódios selecionados revelam que o processo de compreensão de relações familiares se dá no entrejogo de modos de agir, pensar e sentir individuais e o sistema de crenças e teorias do mundo simbólico-cultural e passa, necessariamente pelas interações sociais com o outro.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.
BRUNER, J. Actos de significação. Tradução Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. Originalmente publicado em 1990.
CARVALHO, A. M. A. & PEDROSA, M. I. Cultura no grupo de brinquedo. Estudos de Psicologia. Natal, 7: 1, p. 181-188, 2002.
COELHO, M. T. F. & PEDROSA, M. I. Faz-de-conta: construção e compartilhamento de
significados. In: OLIVEIRA, Z. M. R. (Org.) A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a educação infantil. São Paulo: Cortez, 2012.
CORSARO, W. Reprodução Interpretativa e cultura de Pares. In: Fernanda Müller, Ana Maria Almeida Carvalho (orgs.)Teoria e Prática na pesquisa com crianças: diálogos com Willian Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009.
CORSARO, W. Sociologia da infância. Tradução de Lia Gabriele Regius Reis. Porto Alegre: Artmed, 2011.
MÜLLER, F. Entrevista com Willian Corsaro. Educação & Sociedade, ISSN 0101-7330, vol.28 no.98 Campinas Jan./Apr. 2007.
OLIVEIRA, Z. M. R. Jogos de papéis: um olhar para as brincadeiras infantis. São Paulo: Cortez, 2011.
WALLON, H. Psicologia e educação da infância. In: ______. Psicologia e educação da infância. Tradução Ana Rabaça. Lisboa: Estampa, Lda., p. 9-21, 1975.
WALLON, H. O brincar. In: ______. A evolução psicológica da criança. Tradução Claudia Berliner; revisão técnica Izabel Galvão. São Paulo: Martins Fontes, p. 54-70, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.