A compreensão de relações familiares pelas crianças em situação de brincadeira em contexto de educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n35p69

Resumo

O artigo discute as compreensões das relações familiares que as crianças expressam em situação de brincadeira com parceiros de mesma idade em contexto de educação infantil. Essa discussão ocorre a partir da revisitação de alguns episódios de brincadeira estudados em pesquisa de mestrado (MAYNART, 2010), que buscou compreender a importância da brincadeira para a constituição da identidade da criança na perspectiva de Henri Wallon. A revisitação dos dados da pesquisa, a partir de uma ampliação de referenciais teóricos, traz novos elementos que realçam o complexo processo de significação que ocorre na cultura de pares em contexto de educação infantil. Considerando o brincar como um espaço privilegiado para a investigação de processos de construção de significados, os episódios selecionados revelam que o processo de compreensão de relações familiares se dá no entrejogo de modos de agir, pensar e sentir individuais e o sistema de crenças e teorias do mundo simbólico-cultural e passa, necessariamente pelas interações sociais com o outro.

 

Biografia do Autor

Lenira Haddad, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP (1989), doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (1997) e pós-doutorado em Psicologia Social no Laboratório de Psicologia Social da Universidade Aix-Marseille, França (2011). É professora-associada da Universidade Federal de Alagoas, pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas, membro do conselho consultivo da Revista Pátio Educação Infantil e líder do Grupo de Pesquisa “Educação Infantil e Desenvolvimento Humano”, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFAL.

Renata da Costa Maynart, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Mestra em Educação pela mesma Universidade. Professora-Assistente da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano - UFAL.

Referências

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Publicado

2017-05-29

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