Qual educação de zero a seis anos? Perspectivas legislativas e novos desafios culturais para serviços educacionais italianos

Agnese Infantino

Resumo


O artigo apresenta e analisa a nova perspectiva posta pelo "Sistema Integrado de Educação e Instrução do nascimento até os seis anos", definida pela Lei 107/2015 e pelo Decreto 65 de 2017. A educação infantil  para a primeira infância e a pré-escola compõem um sistema integrado que a partir de uma nova visão da criança de zero a seis anos trará relevância ao tema da continuidade educativa e de uma cultura pedagógica condizente com a creche e a pré-escola. A nova lei abre uma importante perspectiva educativa sob a ótica de zero a seis, mas também aumenta os novos desafios, particularmente no que se refere à coordenação e aos processos de formação profissional dos educadores e professores.

Palavras-chave


Políticas para a pequena infância; Educação infantil

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DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p166

Zero-a-Seis, ISSN 1980-4512 Florianópolis, Brasil.