Formação de professoras e professores de Educação Infantil: por uma Pedagogia da Infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n38p288

Resumo

Este artigo discute a formação de professores(as) de Educação Infantil nos cursos de
pedagogia e destaca a docência com crianças pequenas como um campo de conhecimento em
construção, isso implica em assumir compromissos com uma pedagogia centrada na criança e
na experiência infantil. Desse modo, compreende os estágios como espaço privilegiado da
formação, pois favorece a pesquisa, a reflexão e a inovação pedagógica. Além disso, propõe a
arte como um dos fundamentos epistemológicos da pedagogia. O estudo observou a
importância de o curso de Pedagogia rever seu projeto pedagógico curricular, de modo a
construir percursos formativos para professores(as) de creche, pré-escola e anos iniciais do
Ensino Fundamental. Um curso de formação de professores(as) de crianças; uma Pedagogia
da Infância.

Biografia do Autor

Viviane Drumond, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Professora do curso de Pedagogia (UFT), área de Educação Infantil e estágio. Pesquisas sobre Educação Infantil, formação de professores e estágio.

Referências

ALBANO, Ana Angélica. Transformar a realidade. Infância na Europa, Portugal, v. 14, p. 23-24, 2008.

ALBANO, Ana Angélica. Prefácio: Com olhos de criança. In: HOLM, Anna Marie. Baby-Art: os primeiros passos com a arte. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM, 2007. p. 7-8.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: MEC/CNE, 2006.

BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Três notas sobre formação inicial e docência na educação infantil. In. CANCIAN, Viviane Ache; GALLINA, Simone Freitas da Silva, WESCHENFELDE. Noeli (Orgs.). Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2016.

BUFALO, Joseane Maria P. Creche: lugar de criança, lugar de infância: um estudo sobre as práticas educativas em um CEMEI de Campinas. 1997. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, SP.

BUFALO, Joseane Maria P. Nem só de salários vivem as docentes de creche: em foco as lutas do sindicato dos trabalhadores no serviço público municipal de Campinas (STMC 1988-2001). 179 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 2009.

DRUMOND, Viviane. Formação de professores e professoras de educação infantil no curso de pedagogia: estágio e pesquisa. 236f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2014.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Loris Malaguzzi e os direitos das crianças pequenas. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISCHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZA, Mônica Appezzato. Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 277-292.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Políticas de regulação, pesquisa e pedagogia na educação infantil, primeira etapa da educação básica. Educação e Sociedade, Campinas. v. 26, n. 92, p. 1.013-1.038, out. 2005a.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Sons sem palavras e grafismos sem letras: linguagens, leituras e pedagogia na educação infantil. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MELLO, Suely Amaral (Org.). O mundo da escrita no universo da pequena infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2005b.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Apresentação. In: GEPEDISC – Culturas Infantis (Org.) Culturas infantis em creches e pré-escolas: estágio e pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2011, p. 13-17.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de; RICHTER, Sandra Regina Simonis. Apontamentos pedagógicos sobre o papel da arte na educação da pequena infância: como a pedagogia da educação infantil encontra-se com a arte? In: SMALL SIZE PAPER (Org.) Experiencing art in early years - learning and development processes and artistic language. Bologna: Edizioni Pendragon, 2009. p. 103-25.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2008.

FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 305 f. Tese (Livre-Docência) - Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, SP, 1994.

FREITAS, Marcos Cezar. Prefácio: O coletivo infantil: o sentido da forma. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de (Org.). O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes. São Paulo: Cortez, 2007. p. 7-13.

GATTI, Bernadete A.; BARRETO, Elba Siqueira de Sá (Coord.) Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GOBBI, Marcia. O fascínio indiscreto: crianças pequenininhas e a criação de desenhos. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MELLO, Suely Amaral (Org.). Territórios da infância: linguagens, tempos e relações para uma pedagogia para as crianças pequenas. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2007. p. 119-136.

GOBBI, Marcia; RICHTER, Sandra. Apresentação – Interlocução possível: arte e ciência na educação da primeira infância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2 (65), p. 15-20, maio/ago. 2011.

HOLM, Anna Marie. A energia criativa natural. Pro-Posições. v. 15, n. 1 (43), p. 83-95, jan./abr. 2004.

KISHIMOTO, Tizuko M. Pedagogia e a formação de professores(as) de educação infantil. Pro-Posições, Campinas, v. 16, n. 3 (48), p. 181-193, set./dez. 2005.

MANTOVANI, Susanna; PERANI, Rita. Uma profissão a ser inventada: o educador da primeira infância. Pro-Posições, Campinas, v. 10, n. 1 (28), p. 75-98, mar. 1999.

ROCHA, Eloísa Acires Candal. A Pedagogia e a Educação Infantil. Revista Brasileira de Educação - Anped, São Paulo, n. 16, p. 27-34, jan./abr. 2001.

ROCHA, E. A. C. A Pesquisa em Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectiva de uma consolidação de uma Pedagogia. 262 f. Tese (Doutorado em Educação)–Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas: UNICAMP, 1999.

RUSSO, Danilo. De como ser professor sem dar aulas na escola da infância. In: FARIA, Ana Lúcia G. (Org.) O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes. São Paulo: Cortez, 2007. p. 67-93.

SPAGGIARI, Sergio. Considerações críticas e experiências de gestão social. In: BONDIOLI, Anna; MANTOVANI, Susanna. Manual de educação infantil de 0 a 3 anos. 9. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. p. 161-172.

SILVA, Anamaria Santana da. O curso de Pedagogia e a formação para a educação infantil. Pro-Posições, Campinas, v. 16, n. 2 (47), p. 159-175, maio/ago. 2005.

Downloads

Publicado

2018-10-23