Brincadeira na Educação Infantil: possibilidade de humanização e direito fundamental da criança
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n38p360Resumo
Este texto apresenta o papel e o lugar da brincadeira no processo de humanização das crianças como um direito fundamental da infância. O objetivo é discutir se o que se concebe (teoria) e se propõe (na prática) como intenção pedagógica contribui efetivamente para a promoção de situações de brincadeira no interior de uma escola pública de uma cidade do interior paulista, a partir de aspectos do currículo na Educação Infantil sob a ótica da Teoria Histórico-Cultural. Retrata aspectos investigativos com um grupo de seis professoras de crianças de cinco anos de idade e os relatos dessas profissionais a partir de um questionário aplicado, somando-se a registros das sessões de observação da prática delas. Os resultados apontam para o valor da apropriação de conhecimentos científicos para a qualificação do trabalho docente com vistas a criar situações propícias à brincadeira como atividade vital para a humanização das crianças.
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