Educação Ambiental: um direito da Educação Infantil

Autores

  • Geise Daniele Milagres Crepaldi Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro)
  • Dalva Maria Bianchini Bonotto Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n38p375

Resumo

Neste artigo discorremos sobre o direito das crianças à Educação Ambiental (EA) emcreches e pré-escolas. Para tanto, apresentamos de forma sucinta a história da EA. Emseguida analisamos o que diz a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e odocumento lançado no ano de 2017 que institui a Base Nacional Curricular Comum, voltadospara a Educação Infantil (EI). Entendendo que há distintas teorias e práticas de EA, nessetrabalho trouxemos algumas concepções da EA crítica. Para oferecer subsídios às nossasreflexões, nos apoiamos em pensar a EA na perspectiva de articular a dimensão de valores, deconhecimentos e de participação política das crianças.

Biografia do Autor

Geise Daniele Milagres Crepaldi, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro)

Pedagoga pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Mestranda em Educação, linha de pesquisa Educação Ambiental, pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro.

Dalva Maria Bianchini Bonotto, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro)

Bióloga pela Universidade Estadual de São Paulo - USP

Mestre pelo Centro de Estudos Ambientais - UNESP/Rio Claro

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Pós-doutora em Educação pela Universidad de Sevilla, Espanha

Livre-docente pelo Instituto de Biociências - UNESP - Rio Claro

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Publicado

2018-10-23