Environmental Education: a right of Early Childhood Education
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n38p375Abstract
In this article, we discuss the right of Environmental Education (EE) in kindergartens and preschools. To do so, we briefly present the history of EE. Next, we analyze the Brazilian education law and the Common National Curricular Basis in the area of early childhood education. Understanding that there are different theories and practices of EE, in this work we have brought some conceptions of Critical EE. In support of our reflections, we think that is important to EE articulate the dimension of values, knowledge and political participation
of children.
References
AGOSTINHO, Kátia A., Formas de participação das crianças na Educação Infantil, Tese (doutorado), Universidade do Minho, Portugal, 2010
ÄRLEMALM–HAGSÉR, Eva, Respect for Nature – A Prescription for Developing Environmental Awareness in Preschool, In: C.E.P.S. Journal, vol. 3, nº 1, 2013.
BEZERRA, Paulo, Polifonia, In BRAIT, Beth, Bakhtin: conceitos-chave, São Paulo, Contexto, 2012.
BISSACO, Cristiane M., A temática ambiental na educação infantil: caminhos para a construção de valores. Tese (doutorado), UNESP/Rio Claro, 2017.
BONOTTO, Dalva M.B., Contribuições para o trabalho com valores em Educação Ambiental, In: Ciência & Educação, v. 14, n. 2, p. 295-306, 2008.
BRASIL, A implantação da Educação Ambiental no Brasil, Ministério de Educação e do Desporto, Brasília, DF, 1998
______. Base Nacional Curricular Comum, Brasília: MEC, 2017. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>
______. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 1999.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal,1996
CARVALHO, Luiz M., A Temática Ambiental e o Processo Educativo: dimensões e abordagens. In CINQUETTI, H. S; LOGAREZZI, A. Consumo e Resíduos - Fundamentos para o trabalho educativo. São Carlos, EdUFSCar, 2006.
CARVALHO, Isabel C., Educação Ambiental Crítica: nomes e endereçamentos da educação, In LAYRARGUES, P.P. (org), Identidades da Educação Ambiental Brasileira, Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental; Brasília, 2004.
FRONDIZI, Risieri, ¿Qué son los valores? Introducción a la axiología, Fondo de Cultura Económica, México, 1958.
LEWIS, Hugh, Perigo em órbita: o avanço do problema do lixo espacial, In: BBC Brasil, 8 de agosto de 2015, disponível em <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150806_lixo_espacial_ab>, acesso em 22 de novembro de 2016.
MARIN, Andreia A., Ética, Estética e Educação Ambiental, In: Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 22, p. 109-118, junho 2007.
MELLO, Suely A., Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural, In: PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 25, n. 1, 83-104, jan./jun. 2007
_____________, Algumas implicações da escola de Vygotsky para a Educação Infantil, In Pro-Posições, Vol 10, nº 1 (28) março de 1999.
ONU, Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano, Publicada pela Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente humano em Junho de 1972, disponível em http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Meio-Ambiente/declaracao-de-estocolmo-sobre-o-ambiente-humano
PUIG, Josep M., A construção da personalidade moral, Editora Ática, São Paulo, 1998
SÁNCHEZ VÁSQUEZ, Adolfo, Ética, 12ª edição, Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1990.
SAUVÉ, Lucie, VILLEMAGNE, Carine, La ética ambiental como proyecto de vida y “obra” social: um desafio de formación. In: Revista de Investigación Educativa 21, Instituto de Investigaciones en Educación, Universidad Veracruzana – México, julio-deciembre/2015.
SOUZA SANTOS, Boaventura, A Difícil Democracia: reinventar as esquerdas. São Paulo: Boitempo. 2016.
TORQUATI, Julia, Environmental Education: A Natural Way to Nurture Children's Development and Learning, In: YC Young Children; Vol 65, Nº 6, ProQuest Central, Nov 2010.
UNESCO/PNUMA, Carta de Belgrado, Iugoslávia, 1975, In: < http://www.mma.gov.br/destaques/item/8066-carta-de-belgrado> acessado em 26/06/2017
UNESCO/PNUMA, Conferência Intergovernamental Sobre Educação Ambiental, Publicação Meio Ambiente e Desenvolvimento: Documentos Oficiais. Secretaria do Meio Ambiente – Coordenadoria de Educação Ambiental. São Paulo, 1993.
VYGOTSKY, Lev S., Quarta Aula: a questão do meio na pedologia, In: Psicologia USP, 21 (4), São Paulo, 2010.
ZANELLA, Tiago V., Poluição Marinha Por Plásticos e o Direito Internacional do Ambiente, In: Revista do Instituto do Direito Brasileiro, Ano 2, nº 12, 2013.
WILSON, Ruth A., The Development of the Ecological Self, In: Early Childhood Education Journal, Vol. 24, No. 2, 1996.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.