A brincadeira das crianças como experiência social de elaboração de conhecimentos acerca do mundo físico na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n38p469Resumo
Com o objetivo de compreender articulações entre as brincadeiras nas experiências
sociais das crianças com a elaboração de conhecimentos acerca do mundo físico, relatamos
uma experiência, a partir de uma pesquisa-ação, em um contexto de Educação Infantil, com 23
crianças, nível IV de um Centro Municipal de Educação Infantil e sua professora na cidade do
Natal (RN). Partindo de compreensões teóricas acerca do brincar, dos objetivos previstos nas
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e de práticas educativas por
investigação, desenvolvemos duas sequências didáticas sobre o ciclo da chuva e da gravidade.
As interpretações nos permitiram concluir que: as crianças desenvolveram o pensamento ao
tomarem decisões, testarem hipóteses e sistematizarem suas compreensões para os
fenômenos naturais que apareciam em suas brincadeiras; a Educação Infantil é um espaço de
produção de saberes que valoriza as características da infância, possibilitando ao docente
constituir-se pesquisador de suas práticas educativas.
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em 06 set. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília : MEC, SEB, 2010.
CAMPOS, Maria Cristina Cunha; NIGRO, Rogério Gonçalves. Didática das Ciências: o ensino aprendizagem como
investigação. São Paulo: FTD, 1999.
CAMPOS, Maria Cristina Cunha; NIGRO, Rogério Gonçalves. O ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo, FTD, 2009.
CAPECCHI, Maria Candida Varone de Morais. Problematização no ensino de Ciências. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning. 2013, p.21-39.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Las practices experimentales en el proceso de enculturación cientifica. In: GATICA, Mario Quintanilla; ADÚRIZ-BRAVO, Agustin (Ed). Enseñar ciencias en el Nuevo milenio: retos e propuestas. Santiago: Universidade católica de Chile, 2006.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de, et al. Ensino por Investigação: condições para implementação em sala de aula.São Paulo: Cengage Learning, 2013.
DELIZOICOV, Demétrio.; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2003.
DORNELLES, Leni Vieira. Na escola infantil todo mundo brinca se você brinca. In CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis Elise da Silva. Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 101-108.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 24ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FRITZEN, Maristela Pereira. O olhar da etnografia no fazer pesquisa qualitativa: algumas reflexões teórico-metodológicas. In: FRITZEN, Maristela Pereira; LUCENA, Maria Inêz Probst. O olhar da etnografia em contextos educacionais: interpretando práticas de linguagem. Blumenau: Edifurb, 2012. p.55-72.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. Perspectiva, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. 105-128, jan. 1994. ISSN 2175-795X. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10745/10260>. Acesso em 20 abr. 2017.
LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; LOUREIRO, Mairy Barbosa. Trilha para Ensinar Ciências para Crianças. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2013.
MACEDO, Roberto Sidnei. A Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial nas Ciências Humanas e na Educação. Salvador: EDUFBA, 2004.
MARTINS, André Ferrer Pinto. Palavras, textos & contextos. In: PAVÃO, Antônio Carlos (Coord.). Coleção Explorando o Ensino: Ciências: ensino fundamental. v. 18. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010, p. 11-24.
SCHIEL, Dietrich; ORLANDI, Angelina Sofia. Ensino de Ciências por investigação. Centro de Divulgação Científica e Cultural. USP, 2009. Disponível em http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro09/livro09Documentos/livro_enscien09.pdf. Acesso em 19 nov.2015.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 18.ed. São Paulo: Cortez; 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.