Práticas e articulações pedagógicas na educação infantil: contribuições ao processo de desenvolvimento de uma criança com autismo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n38p488Resumo
O presente artigo está pautado no reconhecimento da integralidade do sujeito e da necessidade de um trabalho pedagógico que amplie as possibilidades formativas da criança na educação infantil. O objeto de estudo é o autismo e as possibilidades de desenvolvimento de Suely na relação com os pares e adultos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). A metodologia corresponde a um estudo de caso etnográfico, com pesquisa participante, empregado para acompanhar as práticas pedagógicas em um CMEI do município de Vitória, desenvolvidas com uma turma do Grupo 4/5, crianças de 04 e 05 anos. O sujeito da pesquisa corresponde a uma criança diagnosticada clinicamente com autismo. A pesquisa compreendeu o período de 02 anos (2015-2016). Como propõe Vygotsky (2005, 2006, 2007), a formação da identidade perpassa as relações sociais, estão presentes nas interações com o outro, na apropriação da cultura e no desenvolvimento da linguagem. Os objetivos da pesquisa buscaram traçar perspectivas de trabalho pedagógico para auxiliar no processo de desenvolvimento de uma criança com autismo, atendida na educação infantil. O trabalho realizado ao longo de 2015 esteve organizado a partir das interações e brincadeiras. Em 2016, buscou romper com possíveis limitações advindas do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), numa abordagem colaborativa. Os aprendizados que podem ser destacados na formação de Suely foram o desenvolvimento da linguagem oral, uma vez que capacita o sujeito a interagir com os demais e se apropriar de signos e produzir novos significados, a apropriação dos usos da leitura e da escrita, das capacidades de interação social, de expressão artística e estética e autonomia nas escolhas necessárias no cotidiano da instituição.
Referências
ARAÚJO, lvaro Cabral; LOTUFO NETO, Francisco. A Nova Classificação Americana Para os Transtornos Mentais – o DSM-5. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, Vol. XVI, n. 1, p. 67 – 82, 2014.
BALDARES, Maria Jesús V.; OROZCO, Wendy N. Autismo infantil. Revista Cúpula, 26, 2, p. 44-58, 2012.
BAPTISTA, Claudio Roberto; BOSA, Cleonice. Autismo e educação: atuais desafios. In: BAPTISTA, Claudio Roberto; BOSA, Cleonice (org.). Autismo e Educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curricular Nacional para a Educação Infantil – DCNEI. Brasília: MEC, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Sâo Paulo: Atlas, 1995.
MARTINS, Ligia M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
NEVES, Anderson Jonas das; ANTONELLI, Carolina de Santi; DA SILVA, Mariana Girotto Carvalho; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Escolarização formal e dimensões curriculares para alunos com autismo: o estado da Arte da produção acadêmica brasileira. Educação em Revista|Belo Horizonte|v.30|n.02|p.43-70|Abril-Junho 2014.
ORRÚ, Sílvia Ester. Contribuições da abordagem histórico-cultural na educação de alunos autistas. Revista Humanidades Médicas, SEP-Dic, vol. 10, n. 3, 2010.
PADILHA, Anna Maria Lunardi. Possibilidades de histórias ao contrário, ou, como desencaminhar o aluno da classe especial. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Plexus, 2004.
PAIVA JUNIOR. Casos de autismo sobem para 1 a cada 68 crianças. Revista Autismo, 03/2014. Disponível em: http://www.revistaautismo.com.br/noticias/casos-de-autismo-sobem-para-1-a-cada-68-criancas. Acesso em: 31/12/2015.
PALLARÈS, Josep Artigas; PAULA, Isabel. El autismo 70 años después de Leo Kanner y Hans Asperger. Rev. Asoc. Esp. Neuropsiq., n. 32 (115), p. 567-587, 2012.
PASQUALINI, Juliana Campregher. O papel do professor e do ensino a Educação Infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin. In: DUARTE, Newton; MARTINS, Lígia Márcia (orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
RIVIÈRE, Angel. O desenvolvimento e a educação da criança autista. (Org.) COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
VASQUES, Carla K. Alice na biblioteca mágica: uma leitura sobre o diagnóstico e a escolarização de crianças com autismo e psicose infantil. Tese de doutorado. UFRGS/PPGE, Porto Alegre: 2008.
VENTURA, Magda Maria. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Revista SOCERJ. 20(5), set./out., p. 383-386, 2007.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores; organizadores Michael Cole... [et al.]. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
VYGOTSKY, Lev S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 10ª ed. São Paulo: Ícone, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.