Comportamento altruísta em crianças de dois a cinco anos de idade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p149

Resumo

O comportamento altruísta, estudado sob diferentes rótulos, é um comportamento de natureza moral essencial para a manutenção das relações humanas, está associado ao desenvolvimento socioemocional adequado e é um potencial inibidor do comportamento antissocial. O que é de extrema relevância, sobretudo na infância, já que a maioria dos comportamentos morais tem seu início nessa fase. Este estudo teve como principal objetivo investigar o relato verbal de crianças com idade de dois a cinco anos diante de situações-problema que trouxeram oportunidades para emissão de comportamentos altruístas. Objetivou ainda, de forma específica, investigar a percepção de pais e professores acerca das possíveis escolhas da criança. Os resultados demonstraram que mais da metade das crianças indicou respostas altruístas adequadas à situação-problema em questão. O que indica que, desde muito cedo, as crianças são sensíveis às necessidades de outros e torna possível refletir sobre as diversas formas pelas quais pais e professores, enquanto figuras de referência, podem planejar oportunidades para o exercício efetivo do altruísmo.

Biografia do Autor

Suellen Vilalva, Faculdades FACEL e HERRERO.

Psicóloga graduada pela Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR), com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de pesquisa em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, e especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (em andamento) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Atua como psicóloga na área clínica, educacional e social. Desenvolve trabalhos essencialmente de acordo com as seguintes temáticas: prevenção ao abuso sexual infantil com foco na aquisição de repertório autoprotetivo, comportamento moral, em especial altruísmo infantil, acompanhamento nutricional, práticas educativas e habilidades sociais.

Suzane Schmidlin Lohr, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1980), mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1998) e pós-doutorado em Psicologia clínica pela Universidade de São Paulo com estágio na Universidade de Lisboa (2017). Coordenou o curso de Psicologia da UFPR e o curso de Psicologia da Universidade Positivo. Orientou trabalhos no mestrado em Psicologia e no mestrado em educação da UFPR. Foi vice-chefe do departamento de teorias e fundamentos da educação da UFPR. Aposentou na UFPR como professora associada. Atua em consultório particular e em cursos de pós-graduação em nível de especialização . Tem experiência na área de Psicologia em clínica, saúde e educação e atua principalmente nos seguintes temas: habilidades sociais, educação, prevenção psicológica, terapia comportamental e interação pais-filhos.

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Publicado

2019-03-27