Alteridade e dialogismo na pesquisa com professoras de bebês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p16

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo metodológico da pesquisa institucional “Linguagem e Educação Infantil: entre a experiência da docência e as práticas pedagógicas na educação das crianças de 0 a 3 anos”, em curso desde o segundo semestre de 2015. O propósito central da pesquisa é compreender as especificidades da docência na creche.  No presente trabalho, a partir da interlocução com Mikhail Bakhtin, focalizamos como são produzidas significações sobre as práticas, problematizações e teorização sobre elas no movimento dialógico constituído no campo, que se concretiza em encontros sistemáticos com grupos de professoras de bebês. Na perspectiva da pesquisa-formação, os encontros constituem-se como espaços reflexivos, a partir das relações alteritárias estabelecidas. Palavras e contrapalavras evidenciam consensos, dissensos e novas formas das professoras compreenderem a si mesmas e o próprio trabalho pedagógico com os bebês, construindo indicativos para esse trabalho.

Biografia do Autor

Daniela de Oliveira Guimarães, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta

Faculdade de Educação 

Departamento de Didática

UFRJ

Deise Arenhart, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta

Faculdade de Educação

Departamento de Didática

UFRJ

Nubia Oliveira Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta

Faculdade de Educação 

Departamentp Didática 

Referências

ALVES, Bruna. PALAVRAS QUE CONTAM: discursos de professoras em formação sobre o trabalho com a linguagem na educação infantil. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015.

AMORIM, Marilia. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas Ciências Humanas. São Paulo: Musa Editora, 2001.

AMORIM, Marilia. Ato versus objetivação e outras oposições fundamentais no pensamento bakhtiniano. IN: FARACO, TEZZA & CASTRO (orgs) Vinte ensaios sobre Mikhail Bakhtin. Petrópolis RJ: Vozes, 2006.

AMORIM, Marilia. Para uma filosofia do ato: “válido e inserido no contexto” IN: BRAIT Beth. Bakhtin: dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2009.

ANDRADE, Ludmila. As (im)possíveis alfabetizações de alunos de classes populares na visão de docentes da escola pública. Projeto de pesquisa, 2010.

BAKHTIN, Mikhail (V.N. Volochínov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Paulo: Pedro & João, 2010.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Discutindo sentidos da palavra intervenção na pesquisa de abordagem históricocultural. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção; RAMOS, Bruna Sola. (Orgs.). Fazer pesquisa na abordagem histórico-cultural: metodologias em construção. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2010.

MACEDO, Nelia M. R., SANTOS, Nubia de O., FLORES Renata L.B. & PEREIRA, Rita M.R. Encontrar,compartilhar e transformar: reflexões sobre a pesquisa-intervenção com crianças. IN: PEREIRA Rita R. & MACEDO Nelia M. R. Infância em pesquisa. Rio de Janeiro: NAU, 2012.

PONZIO, Augusto. Problemas de sintaxe para uma linguística da escuta IN: BAKHTIN Mikhail & VOLOCHINOV Valentin N. Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.

RABELLO DE CASTRO, Lucia & LOPES Vera (orgs). Pesquisa-intervenção na infância e na juventude. Rio de Janeiro: Trarepa, FAPERJ, 2008.

SOBRAL Adail. Ético e estético: na vida, na arte e na pesquisa em Ciências Humanas IN: BRAIT Beth. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2019-03-27