Alteridade e dialogismo na pesquisa com professoras de bebês
DOI :
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p16Résumé
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo metodológico da pesquisa institucional “Linguagem e Educação Infantil: entre a experiência da docência e as práticas pedagógicas na educação das crianças de 0 a 3 anos”, em curso desde o segundo semestre de 2015. O propósito central da pesquisa é compreender as especificidades da docência na creche. No presente trabalho, a partir da interlocução com Mikhail Bakhtin, focalizamos como são produzidas significações sobre as práticas, problematizações e teorização sobre elas no movimento dialógico constituído no campo, que se concretiza em encontros sistemáticos com grupos de professoras de bebês. Na perspectiva da pesquisa-formação, os encontros constituem-se como espaços reflexivos, a partir das relações alteritárias estabelecidas. Palavras e contrapalavras evidenciam consensos, dissensos e novas formas das professoras compreenderem a si mesmas e o próprio trabalho pedagógico com os bebês, construindo indicativos para esse trabalho.
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