As garatujas teatrais nos gestos dos bebês: um estudo bakhtiniano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p3

Resumo

O presente artigo apresenta algumas ideias bakhtinianas sobre a constituição da linguagem, com destaque para o gesto, atrelado às experiências comunicativas que os bebês podem experimentar nos espaços educativos, com ênfase para os jogos teatrais. São apresentados dois episódios nos quais os bebês expressam, através dos gestos, algumas das inúmeras possibilidades da linguagem teatral presente no contexto infantil, seja através das descobertas realizadas a partir da movimentação do próprio corpo e os efeitos que este produz em contato com a luz, seja através da manipulação de materiais e/ou brinquedos em uma brincadeira de faz de conta. São momentos lúdicos, de brincadeiras e descobertas que permitem o desenvolvimento das garatujas teatrais, ou seja, as primeiras expressões teatrais dos bebês.

Biografia do Autor

Viviane Maria Alessi, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba

Pedagoga, com Doutorado e Mestrado em Educação. Atua como professora e pedagoga na Secretaria Municipal de Educação de Curitiba

Marynelma Camargo Garanhani, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Professora do Departamento de Educação Física e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa EDUCAMOVIMENTO-NEPIE/UFPR

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Publicado

2019-03-27