Sociologia da Infância, protagonismo infantil e cultura de pares: um mapeamento da produção acadêmica sobre o tema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p31

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender no campo da Sociologia da Infância, como tem se compreendido os conceitos “cultura de pares” e “protagonismo infantil”. Procuramos entender quais os caminhos que estão sendo seguidos para compreender a criança como ator social e o modo como elas tem se desenvolvido como construtoras de uma cultura autônoma e protagonistas de suas vidas. Para isso foi utilizada a pesquisa bibliográfica de autores estrangeiros e brasileiros que dialogam com o assunto, tendo também no Scielo uma importante fonte de dados. Foram analisados dados de pesquisas e artigos publicados no período de 1994 a 2016 e compreendemos que cultura de pares é um conjunto de atividades, rotinas, valores produzidos por um grupo de crianças a partir da interação e da brincadeira e protagonismo infantil só sendo possível a partir das relações de poderes que se estabelecem, podendo promover ou apagar por completo a participação das crianças. A partir dos dados obtidos, destaca-se a significativa presença nos textos estudados da ideia de que é preciso mudar a concepção de adulto como superior e da criança como inferior, bem como é importante que se criem espaços onde as crianças possam fazer parte das tomadas de decisões dentro do coletivo.

Biografia do Autor

Flávia Franzini Dip, Universidade Estdual de Campinas

Formada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Universidade Estadual de Campinas

Gabriela Guarnieri de Campos Tebet  foi professora de creche de 2004 a 2014 em São Carlos/SP e desde então é professora da Faculdade de Educação da UNICAMP, vinculada aos grupos de pesquisa GPPES e DiS. Militante e docente da educação infantil,  interessa-se pelos bebês e pelas relações geracionais, étnico-raciais e de gênero, a partir de diálogos com a Filosofia da Diferença, com a Sociologia e com a Geografia. Orientou mais de 30 TCCs, BAS, e Iniciações Científicas desde que chegou à UNICAMP. Organizou  eventos de grande porte e participa de diversas comissões e projetos em parceria com a rede pública (dentre os quais, o PIBID, o Ciclo de Oficinas em Múltiplas Linguagens e o grupo de estudos BebÊEEducação). Foi coordenadora associada das Licenciaturas junto com a profa. Alexandrina Monteiro. É mãe do Matheus e nas horas vagas adora dançar, ir à praia ou à uma cachoeira.

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Publicado

2019-03-27