As crianças na escola de samba: o saber-fazer da Etnografia em contextos locais de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n40p276

Resumo

Este texto reflete acerca da etnografia como metodologia que permite a construção de saberes locais com e sobre as crianças. Problematiza, a partir das práticas culturais e locais no contexto da escola de samba, a etnografia com crianças como uma metodologia útil e uma epistemologia que permite a produção de conhecimentos que reconhecem as crianças como sujeitos de direitos que participam de convívio coletivo marcado pela intergeracionalidade. Parte-se da pesquisa realizada sobre o carnaval na cidade de Florianópolis/SC e, especificamente, do “projeto mirim de casais de mestre sala e porta bandeira” da Escola de Samba Embaixada Copa Lord, localizada na comunidade do Morro da Caixa, região central da cidade, em que a proximidade com as crianças e adultos permitiu conhecer o lugar das crianças na interioridade das práticas ali existentes. Nesse texto escolhemos refletir sobre o aprimoramento do fazer etnográfico, identificando de que forma o tempo, as relações e as escolha das “técnicas” e recursos ocorrem no processo da pesquisa com crianças, em um esforço de interseccionar a etnografia pelo campo da Antropologia, colocando-a em diálogo com os Estudos da Infância e procurando conhecer as crianças a partir dos contextos locais onde constituem seus modos de vida. 

Biografia do Autor

Fabiana Duarte, Universidade Federal de Santa CatarinaPrefeitura Municipal de Florianópolis

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFSC na linha Educação e Infância. Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil (2008), Mestrado em Educação (2011) pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha Educação e Infância. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC), do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências (NUVIC/UFSC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Etnografia e Infância. Professora efetiva de educação infantil na Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Patrícia de Moraes Lima, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Centro de Educação da UFSC na área Educação e Infância . Pós-Doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto- Portugal. Doutora na área da educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências (Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC e seus estudos relacionam-se especialmente aos temas : infância, experiência , cuidado e violências. Pesquisadora Líder dos Grupos de Pesquisa CNPq-Nucleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências- NUVIC e Grupo de Etnografia e Infância -GEPEI.

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Publicado

2019-11-19