As crianças na escola de samba: o saber-fazer da Etnografia em contextos locais de educação

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n40p276

Abstract

Este texto reflete acerca da etnografia como metodologia que permite a construção de saberes locais com e sobre as crianças. Problematiza, a partir das práticas culturais e locais no contexto da escola de samba, a etnografia com crianças como uma metodologia útil e uma epistemologia que permite a produção de conhecimentos que reconhecem as crianças como sujeitos de direitos que participam de convívio coletivo marcado pela intergeracionalidade. Parte-se da pesquisa realizada sobre o carnaval na cidade de Florianópolis/SC e, especificamente, do “projeto mirim de casais de mestre sala e porta bandeira” da Escola de Samba Embaixada Copa Lord, localizada na comunidade do Morro da Caixa, região central da cidade, em que a proximidade com as crianças e adultos permitiu conhecer o lugar das crianças na interioridade das práticas ali existentes. Nesse texto escolhemos refletir sobre o aprimoramento do fazer etnográfico, identificando de que forma o tempo, as relações e as escolha das “técnicas” e recursos ocorrem no processo da pesquisa com crianças, em um esforço de interseccionar a etnografia pelo campo da Antropologia, colocando-a em diálogo com os Estudos da Infância e procurando conhecer as crianças a partir dos contextos locais onde constituem seus modos de vida. 

Autor/innen-Biografien

Fabiana Duarte, Universidade Federal de Santa CatarinaPrefeitura Municipal de Florianópolis

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFSC na linha Educação e Infância. Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil (2008), Mestrado em Educação (2011) pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha Educação e Infância. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC), do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências (NUVIC/UFSC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Etnografia e Infância. Professora efetiva de educação infantil na Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Patrícia de Moraes Lima, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Centro de Educação da UFSC na área Educação e Infância . Pós-Doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto- Portugal. Doutora na área da educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências (Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC e seus estudos relacionam-se especialmente aos temas : infância, experiência , cuidado e violências. Pesquisadora Líder dos Grupos de Pesquisa CNPq-Nucleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências- NUVIC e Grupo de Etnografia e Infância -GEPEI.

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Veröffentlicht

2019-11-19