Currículos compartilhados em um CMEI da rede municipal de Vitória: educação física, arte, música e alfabetização

Alexandre Freitas Marchiori, Ana Gláucia do Carmo Silva

Resumo


Neste relato intentamos compartilhar as experiências e práticas desenvolvidas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dr. Denizart Santos no ano de 2013, particularmente, analisamos os projetos da sala do Grupo VI (crianças de 05 anos): “Vitória, entre praias e montanhas” e o projeto “Musicalização na Educação Infantil (EI)”, em diálogo com dois relatórios produzidos pelos professores de Educação Física e Artes. Objetiva-se analisar essa atuação compartilhada entre os diferentes profissionais, com formação em Pedagogia e Educação Física e como esse currículo da EI pode ser dinâmico e envolver as crianças, reconhecendo-as como protagonistas das ações no CMEI. A coletividade, expressa nas práticas analisadas neste trabalho, permite evidenciar as especificidades desse espaço educativo. Os interesses dos sujeitos caminham no sentido do atendimento das necessidades das crianças que incluem os aspectos do cuidar e educar.

 

 



Palavras-chave


Educação Infantil; Currículo; Alfabetização

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DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p129

Zero-a-Seis, ISSN 1980-4512 Florianópolis, Brasil.