Docência compartilhada na Educação Infantil: construindo contrapontos no diálogo com a narrativa de uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n42p726Resumo
Este artigo tem por objetivo trazer elementos de reflexão sobre a importância da relação de parceria entre professora e estagiário no compartilhamento do trabalho docente realizado na educação de bebês, construindo contrapontos a partir da narrativa de uma experiência que se constituiu em uma creche universitária. Tais aspectos estão presentes na construção de quatro contrapontos, sendo eles: a experiência da docência compartilhada potencializa a ressignificação do trabalho pedagógico; a constituição do professor homem na educação infantil fortalecido na formação pelo e com o outro; o reconhecimento da infância como centralidade do trabalho pedagógico; e o encontro entre pares como espaço do diálogo possível na docência compartilhada. O estudo, de cunho narrativo, convida a ressignificar práticas a partir de relações dialéticas, que por sua vez são capazes de gerar transformações nos diferentes atores sociais.
Referências
ABRAMOWICZ, Anete. O direito das crianças à educação infantil. Pro-Posições. v.14, n. 3 (42) - set./dez. 2003.
BAKTHIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a Experiência e o Saber de Experiência. Revista Brasileira de Educação. Campinas/SP, n.19, p.20-28, jan/fev/mar/abr. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 Jan. 2020.
BUSS-SIMÃO, Márcia; ROCHA, Eloisa Acires Candal. Docência na educação infantil: uma análise das redes municipais no contexto catarinense. Revista Brasileira de Educação. Campinas/SP, v. 3. 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782018230021>. Acesso em: 31 Jan. 2020.
CASTRO, Joselma Salazar de. A constituição da linguagem e as estratégias de comunicação dos e entre os bebês no contexto coletivo da educação infantil. [Dissertação de Mestrado] Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação - Florianópolis, SC, 2011.
DRUMOND, Viviane. Formação de Professoras e Professores de Educação Infantil: Por uma Pedagogia da Infância. Revista Zero-a-seis. v. 20, n. 38 p. 288-302| jul-dez 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n38p288> Acesso em 28 Jan. 2020.
FARIA, Ana Lúcia Goulart. O espaço físico nas instituições de educação infantil. In: Subsídios para credenciamento e funcionamento de instituições de educação infantil. VOL. II. Brasília, Maio de 1998. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002449.pdf>. Acesso em: 31 Jan. 2020.
FALK, Judit. (Org.). Abordagem Pikler - Educação Infantil. São Paulo, Omnisciência, 2016.
FERNANDES, Adriana Alves; VARANI, Adriana. Do trabalho coletivo docente: o conceito revisitado. Crítica Educativa, Sorocaba/SP, v. 3, n. 1, pp. 50-66, jan./jun. 2017.
FINCO, Daniela. Socialização de Gênero na Educação Infantil. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 8: Corpo, Violência e Poder. Florianópolis, de 25 a 28 de agosto de 2008.
FRAUENDORF, Renata Barroso de Siqueira et al. Mais além de uma história: a narrativa como possibilidade de autoformação. Revista de Educação. PUC-Campinas, Campinas, 21(3): 351-361, set./dez., 2016. Disponível em:
<http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2908/2358> Acesso em: 22 abr. 2020.
GONÇALVES, Fernanda. A educação de bebês e crianças pequenas no contexto da creche: Uma análise da produção científica recente. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Florianópolis, SC, 2014.
LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, João Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.31, n.1, p.17-44, Mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100017&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 28 Jan. 2020.
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: PRIORE, Mary Del (org.); Carla Bassanezi (coord. de textos). História das mulheres no Brasil, 7. ed. – São Paulo: Contexto, 2004.
MALAGUZZI, Loris. Histórias, Ideias e Filosofia Básica. IN: EDWARDS, Carolyn (org.). As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância/Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman; tradução Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PRADO, Patrícia Dias. Educação e cultura infantil em creche: um estudo sobre as brincadeiras de crianças pequenininhas em um CEMEI de Campinas/SP. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Educação. Campinas, 1998.
RODRIGUES, Silvia Maria Gasparini. Narrativas de uma professora de bebês: a prática pedagógica em foco. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar). Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação. Campinas, 2020.
TRISTÃO, Fernanda Carolina Dias. Ser professora de bebês: uma profissão marcada pela sutileza. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 6, n. 9, p. 1-14, jan. 2004. ISSN 1980-4512. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/9360>. Acesso em: 28 Jan. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.