Docência compartilhada na Educação Infantil: construindo contrapontos no diálogo com a narrativa de uma experiência

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n42p726

Resumo

Este artigo tem por objetivo trazer elementos de reflexão sobre a importância da relação de parceria entre professora e estagiário no compartilhamento do trabalho docente realizado na educação de bebês, construindo contrapontos a partir da narrativa de uma experiência que se constituiu em uma creche universitária. Tais aspectos estão presentes na construção de quatro contrapontos, sendo eles: a experiência da docência compartilhada potencializa a ressignificação do trabalho pedagógico; a constituição do professor homem na educação infantil fortalecido na formação pelo e com o outro; o reconhecimento da infância como centralidade do trabalho pedagógico; e o encontro entre pares como espaço do diálogo possível na docência compartilhada. O estudo, de cunho narrativo, convida a ressignificar práticas a partir de relações dialéticas, que por sua vez são capazes de gerar transformações nos diferentes atores sociais.

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Publicado

2020-11-05